quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prévia de Agosto

Prévia Carteira Alquimista Trader para Agosto/2.013:


6 comentários:

  1. Boa Tarde

    Alquimista, eu também estou com um carteira defendida com o indice, no método do HEDGE DIRECIONAL (By Rocky "TPQ")...rs.

    Li algumas respostas que deu, principalmente aquela onde explica seu setup para o RW.

    Vamos aos questionamentos para eu entender melhor o método que utiliza.

    Fiz um teste "cego" com o metodo de MACD virou para baixo = HEDGE / pra cima = hedge aberto.

    Fiz nos 3 últimos anos, não posso negar que este ano aqui esta sendo sensacional, IBOV hoje em -20%, um ano bem direcional para baixo. OK.

    Mas chegando em 2010, onde foi um ano "de lado" o ano todo e somente 1,04%, utilizando este método "CEGAMENTE", sem subjetividade nenhuma. Finalizaria o ano com -3500 pts no índice, ou seja, IBOV +1% e hedge -5% (aprox.).

    PERGUNTA: Qual o detalhe de subjetividade (Analise Gráfica) que utiliza para fujir de stops neste caso muito doloridos, já que a carteira não sobe o quanto se perde no índice.

    link da imagem do gráfico onde simulei o hedge cego em 2010.

    http://imageshack.us/photo/my-images/198/x1c7.jpg/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tadeu, tudo bem?

      Primeiramente gostaria de agradecer por sua participação, agora vamos lá:

      Quando embarcamos no trem do mercado temos que estar maduros o suficiente para entender que nem todo mês obteremos resultado positivo, e por vezes, poderá também o ano como um todo não ser lá tão interessante do ponto de vista de rendimentos.

      Ciente portanto que não existe modelo perfeito, procuramos através da consolidação dos nossos estudos/esforços, mantermo-nos acima das taxas básicas que o mercado vem remunerando (Selic, Renda Fixa, etc) ora não fosse assim, não haveria sentido ficar se expondo tanto ao risco bem como desprender de tanto esforço.

      O Ano de 2010 realmente foi o pior ano para meus modelos. Neste ano especificamente não consegui bater meu benchmark, eu fiquei posicionado em algo por volta de -4,62% dentro de todo ano, ao passo que o IBOV superou ligeiramente 1% neste mesmo período. Os Hedges foram prejudicados sim, e minha pontuação gerou um saldo negativo de aprox. -4500 pontos igualmente considerando os resultados finais do ano como um todo.

      Isso doeu? Em partes... Os resultados de 2006, 2007, 2008 e 2009 foram tão expressivos, com rendimentos tão acima da expectativa de algo em torno de 20% ao ano, que 2010 embora um ano difícil, a taxa de crescimento mensal do capital, ainda que patinando 2010, foi pouco abalada. Especialmente ainda se observamos o que, igualmente ocorreu com os grandes fundos e carteiras das nossas instituições financeiras aqui do Brasil no crash de 2008.

      Bom, eu tenho um “combinado” entre as médias e o MACD. Visando elucidar de forma mais simples aos visitantes, não descrevo a técnica na integra, resumo-a na inflexão do MACD pelo gráfico semanal. Legal que você testou e pode verificar a efetividade. Por si só, essa simples metodologia dispões de expectativa matemática positiva ou seja, é viável. Cabe ressaltar ainda que um Stop, por maior que for no Indice, via de regra é compensado pelo rendimento das ações que compõe a carteira. Caso tenhamos ai algum stop realmente grande, não vejo problema algum em vender algumas ações para pagá-lo. Essa é a grande essência de uma carteira com Hedge.

      Minha sugestão de estudo, já que observei que você é sério nos backtests, por ora seria analisar o cruzamento das médias E[9] com a A[22] também no Semanal. Inflexionando o MACD, observe que você pode reduzir o tamanho do Hedge. Os resultados são surpreendentes.

      Feel free para participar, espero ter sido esclarecedor com suas dúvidas.

      Abraço,

      Alquimista

      Excluir
    2. Boa Tarde

      Alquimista,

      Legal que entendeu meu questionamento, não duvido ou desaprovo a eficacia do método que utiliza, pelo contrario, quando eu testei no gráfico em 2013, pensei na hora "DEMORO! VOU MUDAR PARA ESTE SETUP", como disse eu resolvi dar uma testada retroagindo alguns anos para ver onde estaria escondido algum "coelho".

      Foi ai que vi que o setup é perfeito quanto o ano é direcional, mas quando "anda de lado...", por isso pensei também: "DEVE TER MAIS ALGUM INDICADOR OU SUBJETIVIDADE, PARA ESTES CASOS". Eu estava certo, você tem as médias.

      Vou testar conforme postou e te falo como ficaria 2010 e 2013.

      Obrigado pela resposta bem completa.

      Abraço

      Tadeu

      Excluir
    3. Tadeu posta aqui os novos resultados desses testes.

      Excluir
  2. Alquimista qual critério utiliza para a seleção de ativos e mudanças na carteira como agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tassio, tudo bem?

      Agradeço antecipadamente mais uma vez sua participação.

      Os ativos passam por vários estudos, desde tendências primárias, secundárias e terciárias, alguma coisa de valuation.
      A expectativa de valorização da ação – Upside, analisado por diversas óticas, corporativa, macroeconômica, mercado externo, mercado interno, exportações, concorrências etc.
      Não trabalho na seleção de ativos a partir de um filtro de linhas e colunas do excel.
      Vejo aqui um pequeno diferencial porém não o primordial para se ganhar neste mercado.

      Talvez seja mais interessante você conhecer mais a fundo sua carteira, como o “Beta” dela por exemplo, para saber sobre sua agressividade. Caso esteja em sinergia com o mercado, se a coisa afundar, teu hedge lhe trará mais dinheiro para novos e futuros aportes.

      Abraço,

      Alquimista

      Excluir